• Nome Próprio:   
  • Apelido:   

Os Belard

Genealogia e história de uma família em Belard.pt

D. Margarita Romero

F.


Gerações:      Padrão    |    Compacta    |    Vertical    |    Textual    |    Formato de Registo    |    Tabelas    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  D. Margarita Romero

    Margarita casou com D. Francisco Servando Velarde y Barcia em Igreja de Puerto Real, Cádiz, Espanha. Francisco (filho de D. Joaquin Antonio de Cieza Castañeda Velarde e D. Magdalena de Barcia) nasceu em 23/10/1766 em Puerto Real, Cádiz, Espanha; foi baptizado em 27/10/1766 em Igreja de Puerto Real, Cádiz, Espanha. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 2. D. Joaquina Maria Josefa Ignacia de la Santisima Trinidad Velarde y Romero  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 31/07/1818 em Cádiz, Espanha; foi baptizada cerca/de/1818 em Cádiz (Santa Cruz), Espanha; faleceu em 14/07/1891; foi sepultada em Jazigo Mantero, nº 4920 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.
    2. 3. D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard)  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 1823 em Catedral Velha, Cádiz, Espanha; faleceu em 19/03/1892 em Quinta dos Marechais, Lisboa (Benfica); foi sepultado em 23/03/1897 em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.


Geração: 2

  1. 2.  D. Joaquina Maria Josefa Ignacia de la Santisima Trinidad Velarde y RomeroD. Joaquina Maria Josefa Ignacia de la Santisima Trinidad Velarde y Romero Gráfico de Descendência até este ponto (1.Margarita1) nasceu em 31/07/1818 em Cádiz, Espanha; foi baptizada cerca/de/1818 em Cádiz (Santa Cruz), Espanha; faleceu em 14/07/1891; foi sepultada em Jazigo Mantero, nº 4920 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Também conhecido por: D. Joaquina Velarde y Romero de Mantero

    Joaquina casou com D. Antonio José Maria del Carmen Mantero y Velez em 30/09/1850 em Puerto Real, Cádiz, Espanha. Antonio (filho de D. Santiago Mantero y Picardo e D. Josefa Velez y Sanchez) nasceu em 1814 em Espanha. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 4. D. António Mantero y Velarde  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 1852 em Espanha; faleceu em 1905.
    2. 5. D. Francisco de Assis Diego José Maria del Rosário Mantero y Velarde  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 04/10/1853 em Puerto Real, Cádiz, Espanha; faleceu em 23/04/1928 em Lisboa (Lumiar); foi sepultado em Jazigo Mantero, nº 4920 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

  2. 3.  D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard)D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard) Gráfico de Descendência até este ponto (1.Margarita1) nasceu em 1823 em Catedral Velha, Cádiz, Espanha; faleceu em 19/03/1892 em Quinta dos Marechais, Lisboa (Benfica); foi sepultado em 23/03/1897 em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Dados Biográficos: D. Francisco de Assis Velarde y Romero foi muito novo para S. Tomé e Príncipe (por volta de 1841-43?), segundo tradição familiar por razões políticas, provavelmente no quadro da guerra Carlista que agitou a Espanha no segundo quartel do século XIX e da repressão durante as regências que se lhe seguiram [1]. Desde essa altura, e possivelmente pelas mesmas razões, passou a assinar "Belard" em vez de "Velarde", embora esta questão permaneça em aberto (v. neste site A origem do apelido Belard). Ainda segundo a tradição familiar, D. Francisco terá ido de Cádiz primeiro para Cabo Verde, provavelmente via Lisboa. Para mim, o destino lógico para um espanhol que pretendia emigrar seria, na época, a América Latina, pelo que suponho que fosse esse o destino dele quando deixou Cádiz, e uma paragem em Cabo Verde não me parece logisticamente improvável; e como a sua primeira mulher, D. Mariana de Senna Freitas, era natural precisamente da Ilha Brava, em Cabo Verde, admito que se tenham conhecido aí. Parece-me mais lógico, também, que se tenham casado em Cabo Verde e não na Ilha do Príncipe, para onde devem ter ido já casados, mas faltam-me provas documentais para o confirmar. Em S. Tomé começou uma fulgurante carreira comercial e agrícola, primeiro como agente da Companhia União Mercantil (de João Maria de Sousa e Almeida, barão de Água Izé), proprietária do primeiro navio a vapor que aportou a São Tomé, o "D. Estefânia", agência de que saiu em 1860 [2], por a Companhia ter sido vendida a José Maria de Freitas, dedicando-se depois ao comércio por grosso de secos e molhados, com diversas lojas na cidade (Rua General Calheiros, Rua de Goês e Rua de Soares), na Trindade (Cima Cola) e em Santana. A partir de 1855 lançou os fundamentos da grande roça Santa Margarida, constituída por 4 dependências - Santa Margarida, Pedra Maria e S. José, na Madalena, e Maianço, em Santo Amaro, com uma área total cultivada de 810 hectares (v. neste site São Tomé e Príncipe e a Roça Santa Margarida). É considerado um dos quatro introdutores da moderna (à época) agricultura em S. Tomé e Príncipe, juntamente com João Maria de Sousa e Almeida (o já referido e famoso barão de Água-Izé), Manuel José da Costa Pedreira e José Maria de Freitas. No livro "Cocoa and chocolate, 1765-1914", de W. G. Clarence-Smith, 2000, o nome de D. Francisco Velarde é mesmo o único a que é dado destaque neste período, nos termos que transcrevo:

      "Most traders on São Tomé island in 1872 had Portuguese names, and appear to have been mainly immigrants from Portugal, together with some 'sons of the land'. However, one of the foremost merchant-planters was a Spaniard, Francisco de Asis Belard (Velarde), who later drew the Spanish Mantero family to the colony."

      De facto, em 1869 D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard) chamou para junto de si, com o objectivo de o ajudar nos negócios, o sobrinho D. Francisco de Assis Diego José Maria del Rosário Mantero y Velarde (1853-1928), então com 16 anos, filho de sua irmã D. Joaquina Maria Josefa Ignacia de la Santisima Trinidad Velarde y Romero. D. Francisco Mantero começou por se dedicar ao comércio, mas rapidamente se associou ao tio na exploração da roça Santa Margarida, o que foi o início de uma próspera carreira. Mais tarde, D. Francisco Mantero veio mesmo a casar com a sua prima D. Maria Amélia Muller Belard (1870-1952), filha do 2º casamento do seu tio D. Francisco da Assis Belard, que assim se tornou seu sogro para além de seu tio. D. Francisco de Assis Belard foi vice-cônsul de Espanha em São Tomé, membro da direcção da Sociedade Recreativa Perseverança, fundada em 1862, e grande benemérito da província. Foi naturalizado cidadão português, por Despacho de 10/03/1892 (Diário do Governo nº 57, de 12/03/1892), uma semana antes da sua morte. A respectiva Carta só foi passada a 30/3/1892, quando já tinha falecido. Morou em Lisboa na Travessa do Pombal [3], nº 51, e na Quinta dos Marechais, ao Alto da Boa Vista, em Benfica, quinta que comprou e onde faleceu. Há um pequeno verbete sobre ele na "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", que se reproduz aqui:
      Verbete sobre D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard) (1823-1892) na GEPB, c. 1940 "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", vol. 4, pg. 459 (c. 1940) Duarte Pape e Rodrigo Rebelo de Andrade repetem e desenvolvem um pouco esta referência:
      "As Roças de São Tomé e Príncipe", Lisboa, Tinta-da-China, 2013, pg. 27 ____________________ [1] Uma dezena de anos antes tinha sucedido o mesmo ao pai do General António Joaquim Gomes da Fonseca, João Silvestre da Fonseca: combatente liberal, a subida ao trono português de D. Miguel em 1828 levou-o a exilar-se entre 1832 e 1834 em Espanha, mais concretamente em Cabezas Rubias, perto de Huelva, onde nasceu precisamente o seu filho António, que viria a ser genro de D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard). Sendo o General Fonseca de uma família liberal, suponho que o sogro também o fosse; na época, estas opções políticas opunham violentamente as pessoas, e não acredito que D. Francisco de Assis Belard tivesse dado a filha em casamento ao então Tenente Fonseca se não estivesse em sintonia política com este. [2] Ainda em Novembro de 1858 era agente da Companhia União Mercantil. V. Jorge Forjaz, "Genealogias de São Tomé e Príncipe - Subsídios", pg. 381, nota 8 [3] A Travessa do Pombal tinha este nome por aí ter morado o Marquês de Pombal, segundo documentos de 1785 e 1804. Em 1880, a Câmara Municipal de Lisboa, sendo seu Presidente Rosa Araújo, decidiu homenagear o Marquês de Pombal (o ...) pela criação, em 1768, da Impressão Régia, hoje Imprensa Nacional, pelo que o Edital municipal de 29/12/1880 renomeou a Travessa do Pombal em Rua da Imprensa Nacional, nome que mantém até hoje.
    • Nota: Refira-se que, no nome de D. Francisco de Assis Velarde y Romero, "Romero" era o apelido da mãe, que os espanhóis usam ainda hoje em último lugar, embora aos filhos transmitam, como nós, o apelido paterno. O pai dele, por exemplo, era "Velarde y Barcia". Daí que, aos filhos, D. Francisco não transmitiu o apelido Romero, mas Velarde, já na forma que usava desde que foi para São Tomé - "Belard".
    • Condecorações: 18/12/1867; Cavaleiro da Ordem de Cristo (Diário de Lisboa nº 129, de 08/06/1868)

    Notas:

    Faleceu:
    Nesta Quinta dos Marechais, que pertenceu a D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard), viveu e morreu mais tarde, em 1923, a mãe de Fernando Pessoa...

    Francisco casou com D. Mariana Urbana de Senna Freitas cerca/de/1845 (Católico) em Ilha do Príncipe. Mariana (filha de João Jacinto de Freitas e D. Libânia de Senna) nasceu em 03/06/1828 em São João Baptista (hoje Nova Sintra), Ilha Brava, Cabo Verde; foi baptizada em 21/09/1828 em Igreja de São João Baptista, São João Baptista (hoje Nova Sintra), Ilha Brava, Cabo Verde; faleceu antes/de/1865 em São Tomé. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 6. D. Margarida de Assis de Freitas Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 11/05/1845 em Ilha de São Tomé (Graça); faleceu em 13/01/1924 em Lisboa; foi sepultada em 01/1924 em Jazigo Castelo - Cemitério do Alto de São João, Lisboa.
    2. 7. D. Francisco de Assis Belard Júnior  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 06/02/1850 em Freguesia da Conceição, São Tomé; foi baptizado em 20/12/1851; faleceu em 22/09/1892 em Lisboa (Santa Isabel); foi sepultado em 23/03/1897 em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

    Francisco casou com em Não/casaram. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 8. Mariana da Silva Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 1865 em São Tomé; faleceu em 20/04/1867 em São Tomé (Graça).

    Francisco casou com D. Amélia Muller em 07/02/1870 (Católico) em Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, Lisboa (Conceição Nova). Amélia (filha de António Muller Jr. e D. Maria José Muller) nasceu em 06/02/1847 em Lisboa (Santa Catarina); foi baptizada em 22/01/1850 em Igreja de Santa Catarina, Lisboa; faleceu em 19/02/1921 em Lisboa; foi sepultada em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 9. D. Maria Amélia Muller Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 10/12/1870 em Lisboa (Mártires); faleceu em 01/08/1952 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).
    2. 10. João Muller Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 23/06/1875 em Lisboa (São José); foi baptizado em 11/11/1875 em Igreja Paroquial de São José, Lisboa; faleceu em 08/05/1935 em Porto (Paranhos).
    3. 11. D. Josefa Muller Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 26/07/1877 em Lisboa (São José); faleceu em 23/04/1939 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).
    4. 12. D. Lucinda Muller Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 1878 em Lisboa (São José); faleceu em 04/05/1951 em Lisboa.
    5. 13. António Muller Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 02/04/1880 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 05/02/1944 em Viseu (Freguesia Oriental).
    6. 14. D. Joaquina Muller Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 23/08/1881 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 1963 em Parede.


Geração: 3

  1. 4.  D. António Mantero y Velarde Gráfico de Descendência até este ponto (2.Joaquina2, 1.Margarita1) nasceu em 1852 em Espanha; faleceu em 1905.

    Notas:

    De D. António Mantero y Velarde, irmão de D. Francisco Mantero, provém um outro ramo dos Mantero que também esteve em São Tomé, e ao qual pertence, por exemplo, a bailarina e coreógrafa Vera Mantero. Descendem também dos Velardes das Astúrias, por via de D. Joaquina Velarde y Romero, mas não de D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard), pelo que não são Belard e não cabem no âmbito deste site. Todavia, quem tiver curiosidade de investigar este ramo dos Mantero tem a sua enumeração no livro do Dr. Jorge Forjaz, "Genealogias de São Tomé e Príncipe - Subsídios", 2011


  2. 5.  D. Francisco de Assis Diego José Maria del Rosário Mantero y VelardeD. Francisco de Assis Diego José Maria del Rosário Mantero y Velarde Gráfico de Descendência até este ponto (2.Joaquina2, 1.Margarita1) nasceu em 04/10/1853 em Puerto Real, Cádiz, Espanha; faleceu em 23/04/1928 em Lisboa (Lumiar); foi sepultado em Jazigo Mantero, nº 4920 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Também conhecido por: Francisco Mantero
    • Condecorações: Grã-cruz da Ordem Civil do Mérito Agrícola (24/5/1902) Cavaleiro (10/5/1923) e Comendador da Ordem de Cristo Cavaleiro de 1ª classe da Ordem do Mérito Naval de Espanha, com distintivo branco Comendador da Ordem de Leopoldo, da Bélgica Cavaleiro grã-cruz da Ordem de Isabel, a Católica, de Espanha
    • Obras Publicadas: "A mão d'obra em S. Thomé e Principe", Lisboa, ed. Autor, 1910 (com edições em português, espanhol, francês e inglês) "A mão d'obra indígena nas colónias africanas", Lisboa, Sociedade de Geografia, 1924 (tese apresentada no 2º Congresso Colonial Nacional) "Elementos de Estatística de São Tomé e Príncipe" "Os Meios de Comunicação em São Tomé e Príncipe"
    • Dados Biográficos: Em 1869, quando ele tinha 16 anos, o seu tio D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard) (1823-1892), na altura já um próspero comerciante e agricultor, convidou-o a juntar-se-lhe em São Tomé para o ajudar nos negócios. D. Francisco Mantero começou por se dedicar ao comércio, mas rapidamente se associou ao tio na exploração da roça Santa Margarida, e começou também a exploração das roças Monte Macaco e Maianço com o sócio Manuel Joaquim Teixeira. Na década de 1880 formou a roça Esperança e começou a explorar vastas concessões na Ilha do Príncipe, como a roça Infante D. Henrique, que fundou e administrou. Já depois de casado com sua prima D. Maria Amélia Muller Belard (1870-1952), em 1895, foi convidado para gerir a grande roça Água-Izé, que tinha sido fundada por João Maria de Sousa e Almeida, o famoso barão de Água-Izé, e era então propriedade do Banco Nacional Ultramarino. D. Francisco Mantero imprimiu uma estrutura empresarial à exploração das roças de São Tomé, fundando a Companhia da Ilha do Príncipe e a Sociedade Agrícola Colonial, as duas mais importantes sociedades de São Tomé e Príncipe da época, das quais foi administrador e um dos principais accionistas. A Companhia da Ilha do Príncipe veio a comprar a roça Água-Izé em 1898, e a Sociedade Agrícola Colonial integrou, entre outras, a roça Santa Margarida fundada pelo seu tio e sogro.
      Acção da Sociedade de Agricultura Colonial, 1898 Acção da Sociedade de Agricultura Colonial, de 1898, com a assinatura de D. Francisco Mantero Esta visão empresarial da agricultura estendeu-se a outras colónias: D. Francisco Mantero fundou em Angola a Companhia de Cabinda e a Companhia do Cazengo, em Moçambique criou os Prazos de Lugela e fundou a Companhia de Timor. Em 1889 solicitou ao Governador de São Tomé a concessão de um caminho de ferro na ilha, que não teve na altura qualquer efeito mas foi o ponto de partida para o movimento que levaria à construção das várias linhas de caminho de ferro em São Tomé e Príncipe. Note-se que em 1895 já existiam linhas de caminho de ferro privadas nas roças mais importantes, como por exemplo na roça Santa Margarida. Depois de regressar definitivamente a Lisboa fundou, em 5/8/1916, a Sociedade Francisco Mantero, Lda., desde 1967 denominada Sociedade Comercial Francisco Mantero, S.A.R.L. Foi presidente da Câmara de Comércio Espanhola em Lisboa, presidente da direcção do Asilo da Infância Desvalida do Lumiar e da Escola José Estêvão, sócio fundador da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio benemérito da Academia Musical (1883), presidente honorário do Centro Colonial de Lisboa e sócio honorário da Associação de Escritores e Artistas de Madrid. Segundo o Dr. Jorge Forjaz, in "Genealogias de São Tomé e Príncipe - Subsídios", 2011,

      "Consta que o Rei D. Carlos o quis agraciar «com o título de conde e posteriormente de marquês, inequivocamente recusados por Francisco Mantero»".

      Não tenho elementos que confirmem ou desmintam esta afirmação. Em 1971, a Câmara Municipal de Lisboa atribuiu o seu nome a uma rua na freguesia dos Olivais. O seu importantíssimo espólio documental foi depositado pelo seu bisneto Dr. Francisco Xavier Zea Mantero (1948-2021) no Arquivo Histórico Ultramarino, onde ficou com o nome "Fundo Francisco Mantero". Há um verbete sobre ele na "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", que se reproduz aqui:
      Verbete sobre D. Francisco Mantero (1853-1928) na GEPB, 1947 "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", vol. 16, pg. 150 (1947) Este verbete tem um erro: D. Francisco Mantero nasceu em Cádiz e não em Lisboa
      Duarte Pape e Rodrigo Rebelo de Andrade não deixam de considerar o papel de D. Francisco Mantero no desenvolvimento da agricultura em São Tomé:
      "As Roças de São Tomé e Príncipe", Lisboa, Tinta-da-China, 2013, pg. 27
    • Morada: D. Francisco Mantero comprou a Quinta dos Lilases, no Lumiar, e durante 25 anos dedicou-se intensamente à restauração e ampliação da casa da mesma. Em 1897 comprou a parte rústica da Quinta das Conchas, que lhe ficava anexa. No centro do grande lago artificial da Quinta das Conchas mandou fazer duas pequenas ilhas arborizadas com palmeiras, que evocam as ilhas de São Tomé e Príncipe. A Quinta dos Lilases antigamente A Quinta dos Lilases hoje, sede da Academia Portuguesa de História O lago na Quinta das Conchas com as duas pequenas ilhas artificiais simbolizando São Tomé e Príncipe

    Francisco casou com D. Maria Amélia Muller Belard em 10/11/1887 (Católico) em Igreja de Santa Isabel, Lisboa. Maria (filha de D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard) e D. Amélia Muller) nasceu em 10/12/1870 em Lisboa (Mártires); faleceu em 01/08/1952 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira). [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 15. Dr. António Mantero Belard de Albuquerque e Castro  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 10/04/1889 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 02/12/1952 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).
    2. 16. Francisco Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 26/05/1891 em Lisboa (Santa Isabel); foi baptizado em 25/07/1891 em Igreja de Santa Isabel, Lisboa; faleceu cerca/de/1955 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).
    3. 17. D. Amélia Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 12/06/1892 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 19/09/1975 em Lisboa.
    4. 18. Dr. Carlos Mantero Belard, I  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 24/01/1895 em Lisboa; faleceu em 24/09/1980 em Dublin, Irlanda.
    5. 19. D. Laura Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 10/04/1896 em Lisboa (São Mamede); faleceu em 16/05/1980 em Lisboa.
    6. 20. Enrique Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 18/12/1903 em Lisboa; faleceu em 26/05/1974 em Lisboa.
    7. 21. Eng. Artur Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 31/12/1905 em Lisboa; faleceu em 14/06/1933 em Lisboa (Lumiar); foi sepultado em Jazigo Mantero, nº 4920 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

  3. 6.  D. Margarida de Assis de Freitas BelardD. Margarida de Assis de Freitas Belard Gráfico de Descendência até este ponto (3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 11/05/1845 em Ilha de São Tomé (Graça); faleceu em 13/01/1924 em Lisboa; foi sepultada em 01/1924 em Jazigo Castelo - Cemitério do Alto de São João, Lisboa.

    Notas:

    Nascimento:
    Pode ter nascido na Ilha do Príncipe. No Registo de Óbito indica-se como local de nascimento a Freguesia de Nossa Senhora da Graça, na Ilha de São Tomé; e a idade de 78 anos, pelo que, a estar correcta a idade, terá nascido em 1845

    Margarida casou com General António Joaquim Gomes da Fonseca em 03/07/1864 em Igreja de Nossa Senhora da Graça, São Tomé. António (filho de João Silvestre da Fonseca e D. Juana Andalia Gomez Harriero) nasceu em 04/06/1833 em Cabezas Rubias, Huelva, Espanha; foi baptizado em 09/06/1833 em Igreja de Nuestra Señora de la Consolación, Cabezas Rubias, Huelva, Espanha; faleceu em 13/06/1904 em Casa da Torrinha, Rua Morais Sarmento, nº 9, Beja (Santa Maria); foi sepultado em 1904 em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 22. Mariana Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu cerca/de/1865 em São Tomé?.
    2. 23. João Lúcio Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 29/12/1866 em São Tomé (Graça); foi baptizado em 23/04/1867 em Igreja de Nossa Senhora da Graça, São Tomé; faleceu em 18/10/1906 em Lisboa.
    3. 24. Coronel António Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 18/01/1874 em Freguesia da Madalena, São Tomé; faleceu em 03/08/1956 em Chamusca, Santarém.
    4. 25. Fernando Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 27/01/1876 em Ilha de São Tomé (Graça); faleceu em 05/12/1938 em Lisboa.
    5. 26. Tenente Francisco de Assis Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 25/02/1879 em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Ilha do Príncipe; foi baptizado em em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Santo António, Ilha do Príncipe; faleceu em 12/03/1916 em Rua Fernão Lopes, nº 8, 2º andar, Lisboa (São Sebastião da Pedreira); foi sepultado em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.

    Margarida casou com Eduardo Simões Castelo em 04/01/1917 (Civil) em Rua Barata Salgueiro, nº 16, R/Ch., Lisboa. Eduardo (filho de António Simões Castelo e D. Maria da Anunciação de Brito) nasceu em 14/09/1868 em Lisboa (Santa Catarina); foi baptizado em 16/10/1868 em Igreja de Santa Catarina, Lisboa. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 7.  D. Francisco de Assis Belard JúniorD. Francisco de Assis Belard Júnior Gráfico de Descendência até este ponto (3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 06/02/1850 em Freguesia da Conceição, São Tomé; foi baptizado em 20/12/1851; faleceu em 22/09/1892 em Lisboa (Santa Isabel); foi sepultado em 23/03/1897 em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Petit nom: Era conhecido na família por "Paquito" Belard, o diminutivo de Francisco em espanhol (ou melhor, diminutivo de Paco, que por sua vez é diminutivo de Francisco), o que mostra que mesmo depois de várias décadas em Portugal o pai ainda mantinha hábitos linguísticos do castelhano.
    • Profissão: Foi proprietário e agricultor em São Tomé e Príncipe, presidente da Câmara Municipal do Príncipe (1886) e sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa (1887)

    Notas:

    Faleceu:
    O registo na secretaria do cemitério dos Prazeres, Lisboa, indica erradamente a data de 22/12/1892. Faleceu «ficando a viúva de esperanças», segundo o assento de óbito

    Francisco casou com D. Adelaide Muller em 17/12/1873 (Católico) em Lisboa (Madalena). Adelaide (filha de António Muller Jr. e D. Maria José Muller) nasceu em 28/05/1856 em Lisboa (São Paulo); foi baptizada em 25/10/1856 em Igreja Paroquial de São Paulo, Lisboa. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 27. Francisco de Assis Muller Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 1874; faleceu em 22/08/1874 em Lisboa (Santa Isabel).
    2. 28. D. Mariana Muller Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 02/04/1875 em São Tomé (Madalena); faleceu em 31/12/1917 em Caminha, Viana do Castelo.
    3. 29. Francisco Muller Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 17/03/1876 em São Tomé (Madalena); faleceu em Morreu/criança.
    4. 30. Dr. Inácio Belard Muller  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 01/03/1877 em Lisboa (Carnide); faleceu em 03/01/1916 em Lisboa (São José).

    Francisco casou com D. Sofia Adelaide Pino em 27/12/1890 (Católico) em Igreja de Santos-o-Velho, Lisboa. Sofia (filha de José do Pino e D. Sofia Carolina Muller) nasceu em 28/12/1872 em Lisboa (São Julião); foi baptizada em 31/01/1873 em Igreja da Real Freguesia de São Julião, Lisboa. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 31. Francisco de Assis Bellard, III  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 08/07/1891 em Rua Castilho, nº 9, 4º Dto., Lisboa; foi baptizado em 16/01/1892 em Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus, Lisboa; faleceu em em Belém, Pará, Brasil.
    2. 32. D. Margarida Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 07/11/1892 em Lisboa (Santa Isabel); foi baptizada em 28/12/1892 em Igreja de Santa Isabel, Lisboa; faleceu em 14/06/1895 em Lisboa; foi sepultada em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

  5. 8.  Mariana da Silva Belard Gráfico de Descendência até este ponto (3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 1865 em São Tomé; faleceu em 20/04/1867 em São Tomé (Graça).

    Notas:

    Nome:
    Filha natural de D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard), nascida e falecida quando este estava viúvo da sua primeira mulher. Desconheço o nome da mãe


  6. 9.  D. Maria Amélia Muller BelardD. Maria Amélia Muller Belard Gráfico de Descendência até este ponto (3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 10/12/1870 em Lisboa (Mártires); faleceu em 01/08/1952 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).

    Outros Eventos e Atributos:

    • Também conhecido por: 01/08/1952, Assento de Óbito; Maria Amélia Belard Muller E Maria Amélia Belard Mantero

    Notas:

    Faleceu:
    Embora o Dr. Jorge Forjaz indique a data de 12 de Agosto, o Registo de Óbito é de 1 de Agosto
    Faleceu de diabetes, segundo o mesmo registo

    Maria casou com D. Francisco de Assis Diego José Maria del Rosário Mantero y Velarde em 10/11/1887 (Católico) em Igreja de Santa Isabel, Lisboa. Francisco (filho de D. Antonio José Maria del Carmen Mantero y Velez e D. Joaquina Maria Josefa Ignacia de la Santisima Trinidad Velarde y Romero) nasceu em 04/10/1853 em Puerto Real, Cádiz, Espanha; faleceu em 23/04/1928 em Lisboa (Lumiar); foi sepultado em Jazigo Mantero, nº 4920 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 15. Dr. António Mantero Belard de Albuquerque e Castro  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 10/04/1889 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 02/12/1952 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).
    2. 16. Francisco Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 26/05/1891 em Lisboa (Santa Isabel); foi baptizado em 25/07/1891 em Igreja de Santa Isabel, Lisboa; faleceu cerca/de/1955 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).
    3. 17. D. Amélia Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 12/06/1892 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 19/09/1975 em Lisboa.
    4. 18. Dr. Carlos Mantero Belard, I  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 24/01/1895 em Lisboa; faleceu em 24/09/1980 em Dublin, Irlanda.
    5. 19. D. Laura Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 10/04/1896 em Lisboa (São Mamede); faleceu em 16/05/1980 em Lisboa.
    6. 20. Enrique Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 18/12/1903 em Lisboa; faleceu em 26/05/1974 em Lisboa.
    7. 21. Eng. Artur Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 31/12/1905 em Lisboa; faleceu em 14/06/1933 em Lisboa (Lumiar); foi sepultado em Jazigo Mantero, nº 4920 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

  7. 10.  João Muller BelardJoão Muller Belard Gráfico de Descendência até este ponto (3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 23/06/1875 em Lisboa (São José); foi baptizado em 11/11/1875 em Igreja Paroquial de São José, Lisboa; faleceu em 08/05/1935 em Porto (Paranhos).

    Outros Eventos e Atributos:

    • Profissão: Proprietário

    João casou com D. Sofia Heitor de Eça Figueiró da Gama Lobo em 16/01/1897 (Católico) em Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, Lisboa. Sofia nasceu em 20/10/1878 em Lisboa (Santa Isabel); foi baptizada em 13/12/1879 em Igreja de Santa Isabel, Lisboa; faleceu em 09/02/1925 em Lisboa (São Mamede). [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 33. Francisco de Assis da Gama Lobo Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 07/07/1899 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em em Porto (Vitória).
    2. 34. D. Maria Amélia da Gama Lobo Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em em Lisboa; faleceu em 31/10/1904 em Lisboa.
    3. 35. Jaime da Gama Lobo Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em em Lisboa; faleceu em 08/05/1935 em Macau.
    4. 36. Fernando da Gama Lobo Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em em Lisboa; faleceu cerca/de/1936 em Espanha.
    5. 37. Armando da Gama Lobo Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 22/06/1906 em Lisboa (São José); faleceu em 21/11/1971 em Lisboa.
    6. 38. D. Maria Madalena da Gama Lobo Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em em Lisboa; faleceu em 18/03/1949 em Porto (Bonfim).

  8. 11.  D. Josefa Muller BelardD. Josefa Muller Belard Gráfico de Descendência até este ponto (3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 26/07/1877 em Lisboa (São José); faleceu em 23/04/1939 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).

    Josefa casou com Fernando Belard da Fonseca em 23/07/1902 (Católico) em Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, Lisboa. Fernando (filho de General António Joaquim Gomes da Fonseca e D. Margarida de Assis de Freitas Belard) nasceu em 27/01/1876 em Ilha de São Tomé (Graça); faleceu em 05/12/1938 em Lisboa. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  9. 12.  D. Lucinda Muller Belard Gráfico de Descendência até este ponto (3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 1878 em Lisboa (São José); faleceu em 04/05/1951 em Lisboa.

    Lucinda casou com Fernando Artur Machado da Cruz em 25/07/1903 (Católico) em Lisboa (Benfica). Fernando nasceu em em Lisboa (Pena); faleceu em em Lisboa. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  10. 13.  António Muller BelardAntónio Muller Belard Gráfico de Descendência até este ponto (3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 02/04/1880 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 05/02/1944 em Viseu (Freguesia Oriental).

    Outros Eventos e Atributos:

    • Profissão: Proprietário e cavaleiro tauromáquico
    • Nota: Comprou a quinta do Pisa Pimenta na Charneca do Lumiar

    António casou com D. Isadora da Mouta e Vasconcelos em 07/02/1903 em Lisboa (Benfica). Isadora nasceu em 1884 em Lisboa (Santa Justa e Santa Rufina); faleceu em 1974 em Lisboa (Fátima). [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 39. D. Amélia de Vasconcelos Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 09/09/1903 em Quinta do Pisa Pimenta (Charneca do Lumiar), Lisboa; faleceu em 16/05/1967 em Lisboa (São Sebastião da Pedreira).
    2. 40. Fernando de Vasconcelos Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 28/01/1905 em Lisboa; faleceu em 18/05/1978 em Lisboa (São Mamede).
    3. 41. Júlio César de Vasconcelos Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 21/03/1908 em Lisboa (Benfica); faleceu em 01/01/1970 em Lisboa (Lumiar).

  11. 14.  D. Joaquina Muller BelardD. Joaquina Muller Belard Gráfico de Descendência até este ponto (3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 23/08/1881 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 1963 em Parede.

    Joaquina casou com D. José Manuel da Cunha e Menezes Jr. em 31/07/1902 em Lisboa (Benfica). José nasceu em 09/10/1877 em Lisboa (Mercês). [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 42. D. Maria Madalena Belard da Cunha e Menezes  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 23/02/1903 em Lisboa (Alcântara); faleceu em 1961 em Parede.
    2. 43. D. Maria de Lourdes Belard da Cunha e Menezes  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 05/10/1906 em Lisboa (São Mamede); faleceu em 23/06/1982 em Porto (Vitória).


Geração: 4

  1. 15.  Dr. António Mantero Belard de Albuquerque e Castro Gráfico de Descendência até este ponto (5.Francisco3, 2.Joaquina2, 1.Margarita1) nasceu em 10/04/1889 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 02/12/1952 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).

    Outros Eventos e Atributos:

    • Habilitações Académicas: Doutor em Ciências Políticas e Sociais (Real Instituto de Ciências Sociais de Florença, Itália), frequentou o Real Instituto Superior de Agricultura de Milão e era diplomado em Língua Inglesa pelo Board of Teachers de Londres
    • Profissão: Diplomata, secretário de legação, agrónomo e publicista, e administrador das propriedades da família em S. Tomé, onde se deslocava com regularidade. Foi também director da Companhia do Seles e da Sociedade Agrícola do Lucola, em Angola, director da Companhia Continental de Resseguros, director e presidente da secção técnica colonial da Associação Central da Agricultura Portuguesa, presidente da direcção da Sociedade Agrícola Colonial de S. Tomé e Príncipe, presidente do conselho fiscal do Centro Colonial (pela S.A.C.), vogal do conselho fiscal da Companhia da Ilha do Príncipe (estas duas últimas fundadas por seu pai, D. Francisco Mantero), entre outras
    • Condecorações: Comendador da Ordem Militar de Cristo Oficial da Ordem de Santiago da Espada Oficial da Ordem da Coroa de Itália Cavaleiro da Legião de Honra, de França Cavaleiro da Ordem de Leopoldo I, da Bélgica Cavaleiro do Sol Nascente, do Japão Cavaleiro de S. Maurício e S. Lázaro, de Itália Cavaleiro de Isabel, a Católica, de Espanha Cavaleiro da Cruz Vermelha Alemã
    • Obras Publicadas: "L'expansione politica e coloniale portoghese con speciale riguardo alle Isole de S. Thomé e Príncipe", Roma, 1924 "Bases Gerais para Assistência Técnica Agrícola nas Colónias", Lisboa, 1936 (em colaboração com António Maria da Rocha)
    • Dados Biográficos: Há um verbete sobre ele na "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", de onde retirei a maioria das informações nesta página e que se reproduz aqui: "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", vol. 16, pg. 150 (1947)
    • Nota: Usava como nome completo António Belard Velarde de Albuquerque e Castro de Mantero, ou António de Mantero Belard Velarde de Albuquerque e Castro, e é o único caso que conheço de alguém que tenha simultaneamente usado Belard e Velarde, a que tinha direito uma vez que era Belard por parte da mãe, D. Maria Amélia Muller Belard (1870-1952), e Velarde por parte da avó paterna, D. Joaquina Maria Josefa Ignacia de la Santisima Trinidad Velarde y Romero (1818-1891)


  2. 16.  Francisco Mantero Belard Gráfico de Descendência até este ponto (5.Francisco3, 2.Joaquina2, 1.Margarita1) nasceu em 26/05/1891 em Lisboa (Santa Isabel); foi baptizado em 25/07/1891 em Igreja de Santa Isabel, Lisboa; faleceu cerca/de/1955 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).

    Francisco casou com D. Julieta Maria Gardé e Mello cerca/de/1920?. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  3. 17.  D. Amélia Mantero Belard Gráfico de Descendência até este ponto (5.Francisco3, 2.Joaquina2, 1.Margarita1) nasceu em 12/06/1892 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 19/09/1975 em Lisboa.

    Amélia casou com Pierre Casalis em 08/10/1913 (Católico) em Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Mercês, Lisboa. Pierre nasceu em em Paris, França; faleceu em em Orthez, Aquitânia, França. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 18.  Dr. Carlos Mantero Belard, IDr. Carlos Mantero Belard, I Gráfico de Descendência até este ponto (5.Francisco3, 2.Joaquina2, 1.Margarita1) nasceu em 24/01/1895 em Lisboa; faleceu em 24/09/1980 em Dublin, Irlanda.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Habilitações Académicas: Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas (U.L.), em Direito e Economia Política (U. Livre de Bruxelas) e em Ciências Económicas (U. Columbia, Nova York)
    • Profissão: Deputado à Assembleia Nacional pelo círculo de São Tomé (1938-1942 e 1949-1957)
    • Profissão: Presidente do conselho de administração da Sociedade Comercial Francisco Mantero Lda. e da Sociedade de Agricultura Colonial, presidente da Câmara de Comércio de Lisboa (1949-1954) e da Associação Comercial de Lisboa, chefe da Missão Económica Portuguesa ao Brasil (1949), director da revista Comércio Português (1949-1955)
    • Condecorações: Grande oficial da Ordem do Mérito, de Itália Comendador da Ordem de Orange Nassau, dos Países Baixos Comendador da Ordem de Danneborg, da Dinamarca Oficial da Ordem da Legião de Honra, de França Grã-cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul, do Brasil
    • Morada: Em 1941 adquiriu em Cascais a casa que fora mandada construir pelo médico D. António de Lencastre em 1898, em terreno sobranceiro à Praia da Conceição, e que lhe tinha sido cedido pela Duquesa de Palmela. Vendida pelos seus herdeiros em 2000, é hoje a Albergaria Albatroz. Casa Lencastre-Mantero, também chamada Casa do Pelicano Brasão dos Mantero, no tecto da Sala de Jantar da Casa Lencastre-Mantero
    • Nota: Como curiosidade, reproduzo aqui uma carta sua para o pai, D. Francisco Mantero, expedida de Nova York a 08/08/1917 e recebida a 04/09, existente no Fundo Francisco Mantero do Arquivo Histórico Ultramarino, em que Carlos Mantero Belard comenta a possibilidade de recrutamento nos Estados Unidos de cidadãos estrangeiros no quadro da Primeira Grande Guerra. Chamo a atenção para o facto de o papel timbrado conter "C. BELARD-MANTERO", à portuguesa, com o apelido do pai no fim, o que não é a forma como este ramo da família habitualmente usa o apelido. Deliciosa também a forma como se despede do pai, "Beija-lhe a mão o seu filho"... Outros tempos! Carta de Carlos Mantero Belard para o pai, D. Francisco Mantero, 08/08/1917. Fundo Francisco Mantero, Arquivo Histórico Ultramarino

    Carlos casou com D. Carolina Maria Zea y Ataolaurruchi em 20/09/1919 (Católico) em Capela da Embaixada de Espanha, Lisboa. Carolina nasceu em 12/09/1903 em Madrid, Espanha; faleceu em 27/01/1996 em Lisboa. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 44. Carlos Zea de Mantero Belard, II  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 20/06/1920 em Lisboa (São Sebastião da Pedreira); faleceu em 22/07/2006 em Connolly Hospital, Blanchardstown, Dublin, Irlanda.
    2. 45. Dr. Pedro Zea de Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 03/05/1921 em Lisboa; faleceu em 04/07/2010 em Lisboa.
    3. 46. Arq. José Manuel Zea de Mantero Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 01/06/1926 em Lisboa (Mercês); faleceu em 01/10/1992 em Lisboa.

  5. 19.  D. Laura Mantero Belard Gráfico de Descendência até este ponto (5.Francisco3, 2.Joaquina2, 1.Margarita1) nasceu em 10/04/1896 em Lisboa (São Mamede); faleceu em 16/05/1980 em Lisboa.

    Laura casou com Alexandre de Mendonça Alves em 08/12/1921 em Lisboa (Lumiar). Alexandre nasceu em 27/04/1893 em Lisboa (Coração de Jesus); faleceu em 15/03/1968 em Sabugosa, Tondela. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 47. António Belard Mantero de Mendonça Alves  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 10/10/1922 em Lisboa; faleceu em 12/06/1975 em Lisboa.
    2. 48. D. Maria Teresa Belard Mantero de Mendonça Alves  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 03/04/1924 em Lisboa (Campo Grande); faleceu em 29/10/2018.

  6. 20.  Enrique Mantero BelardEnrique Mantero Belard Gráfico de Descendência até este ponto (5.Francisco3, 2.Joaquina2, 1.Margarita1) nasceu em 18/12/1903 em Lisboa; faleceu em 26/05/1974 em Lisboa.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Habilitações Académicas: Estudou engenharia na Universidade de Cambridge, curso que abandonou quando o pai morreu (1928) e ele teve de voltar para ajudar a gerir as empresas da família
    • Dados Biográficos: Tendo herdado do pai, aos 25 anos, uma vasta fortuna, soube administrá-la e aumentá-la de forma exemplar, constituíndo uma das grandes fortunas de Portugal. Depois do 25 de Abril, as nacionalizações de 1975 atingiram uma grande fatia do seu património, ao que ele já não assistiu, uma vez que faleceu um mês depois da revolução. Como não teve filhos, e era viúvo desde 1967, dispôs do seu património de forma benemérita, e através do seu complexo testamento instituíu várias obras notáveis, beneficiando particularmente a Santa Casa da Misericórdia, à qual deixou 70% da sua herança depois de satisfeitas as obrigações legais. Doou a sua casa do Restelo à Fundação Calouste Gulbenkian, que posteriormente a transmitiu à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para aí ser instalada uma residência para pessoas de mérito cultural mas sem recursos, e que é hoje a Residência Faria Mantero e em cujo jardim existe um busto de Enrique Mantero Belard, da autoria de Simões de Miranda. Para perpetuar a memória da mulher, D. Gertrudes Eduarda Verdades de Faria (1905-1967), amante das artes e da música, doou à Câmara de Cascais a sua casa do Monte Estoril, na Av. de Sabóia, para aí ser instalada uma Casa-Museu com o seu nome, e que hoje é a Casa-Museu Verdades de Faria, dando cumprimento à vontade e às disposições testamentárias de Enrique Mantero Belard:

      "Deixo a minha casa e quinta denominada Torre de S. Patrício, sita na Avenida Sabóia, 60, Monte Estoril […] à Câmara Municipal de Cascais, nas seguintes condições: 1º - o edifício principal, e uma área de cerca de cinco mil metros quadrados, constituindo o jardim e a moldura verde da fachada sul, para serem utilizados como Casa-Museu e jardim público; 2º - [...] A Casa-Museu terá a designação de Museu Verdades de Faria [...]"

      Doou também para a Casa-Museu o que descreveu como

      "as minhas mobílias, quadros, gravuras, porcelanas, livros, adornos mobiliários, jóias, pratas e objectos de uso doméstico".

      Casa-Museu Verdades de Faria, Monte Estoril O edifício foi mandado construir em 1917 por Jorge O'Neill, com desenho de Raul Lino, e adquirido em 1942 por Enrique Mantero Belard. Na Casa-Museu funciona hoje o Museu da Música Portuguesa, que acolhe o espólio do musicólogo Michel Giacometti. Mais informação pode ser encontrada no site do Museu:

      Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria

      Beneficiou também a Cruz Vermelha Portuguesa com 20% da sua herança, e deixou ainda 10% da mesma à Federação Portuguesa de Ténis, com a intenção de perpetuar a memória do irmão Artur Mantero Belard (1905-1933), que fora adepto da modalidade e falecera com apenas 27 anos.

    Enrique casou com D. Gertrudes Eduarda Verdades de Faria em 26/12/1931 em Lisboa. Gertrudes nasceu em 1905; faleceu em 10/06/1967 em Lisboa (Belém). [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  7. 21.  Eng. Artur Mantero Belard Gráfico de Descendência até este ponto (5.Francisco3, 2.Joaquina2, 1.Margarita1) nasceu em 31/12/1905 em Lisboa; faleceu em 14/06/1933 em Lisboa (Lumiar); foi sepultado em Jazigo Mantero, nº 4920 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Habilitações Académicas: Engenheiro-agrónomo (Instituto Superior de Agronomia, Lisboa)
    • Profissão: Agrónomo, colonialista, publicista e desportista
    • Obras Publicadas: Deixou muitos trabalhos valiosos acerca de assuntos coloniais
    • Dados Biográficos: Estagiou em S. Tomé e Príncipe e no Brasil. Foi director da Empresa Agrícola do Príncipe, na Roça Novo Brasil Foi campeão de Portugal de ténis em 1931 Há um verbete sobre ele na "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", que se reproduz aqui:
      Verbete sobre Artur Mantero Belard (1905-1933) na GEPB, 1945 "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", vol. 16, pg. 150 (c. 1945)

    Notas:

    Faleceu:
    Faleceu "no seu palacete à Alameda das Linhas de Torres", ou seja, na Quinta dos Lilases


  8. 22.  Mariana Belard da Fonseca Gráfico de Descendência até este ponto (6.Margarida3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu cerca/de/1865 em São Tomé?.

    Notas:

    Nascimento:
    A única referência que tenho a esta filha é um apontamento manuscrito do meu tio-avô Dr. Francisco de Assis de Menezes Belard da Fonseca. Presumo que tenha sido a primeira filha do General Fonseca e D. Margarida Belard e que tenha morrido criança em São Tomé. A não ser que seja confusão com a filha natural de D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard), Mariana da Silva Belard


  9. 23.  João Lúcio Belard da FonsecaJoão Lúcio Belard da Fonseca Gráfico de Descendência até este ponto (6.Margarida3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 29/12/1866 em São Tomé (Graça); foi baptizado em 23/04/1867 em Igreja de Nossa Senhora da Graça, São Tomé; faleceu em 18/10/1906 em Lisboa.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Carreira Militar: Primeiro cabo, estudante
    • Profissão: Actor de teatro. Fez uma tournée no Brasil com Lucinda e Lucília Simões e Chaby Pinheiro. Pintor, foi amigo de Alfredo Roque Gameiro. Poeta, autor de Azul, Porto, Typ. da Empresa Literária e Typographica, 1903, com prefácio de Gomes Leal. Foi sócio da Companhia da Ilha do Príncipe.
    • Condecorações: Cavaleiro da Ordem de Cristo
    • Profissão: 1894, Lisboa; Funcionário público, pelo menos na altura do casamento

    João casou com D. Filomena Cândida Rodrigues da Silva em 15/11/1894 (Católico) em Igreja Paroquial de São Sebastião da Pedreira, Lisboa. Filomena nasceu em 20/08/1874 em Massarelos, Porto; foi baptizada em 07/09/1874 em Igreja Matriz de Massarelos, Porto; faleceu depois/de//1935 em Lisboa. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 49. Armando Rodrigues Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 1895; faleceu em 1895.
    2. 50. D. Maria Eduarda Rodrigues Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 27/07/1896 em Rua de Santa Marta, nº 14, 3º andar, Lisboa (Coração de Jesus); foi baptizada em 28/08/1896 em Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus, Lisboa; faleceu em 1979 em Lisboa.
    3. 51. D. Helena Sofia Rodrigues Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 21/10/1897 em Lisboa (Coração de Jesus); foi baptizada em 10/05/1898 em Encarnação; faleceu em 28/06/1982 em Estoril.
    4. 52. D. Julieta Rodrigues Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 08/02/1906; faleceu em 1930 em Hospital do Caramulo.

  10. 24.  Coronel António Belard da FonsecaCoronel António Belard da Fonseca Gráfico de Descendência até este ponto (6.Margarida3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 18/01/1874 em Freguesia da Madalena, São Tomé; faleceu em 03/08/1956 em Chamusca, Santarém.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Carreira Militar: 30/07/1892 - Assentou praça como voluntário no Regimento de Infantaria nº 2 18/08/1892 - Declarado Aspirante a oficial, com a graduação de 1º sargento, por ter concluído o curso do Real Colégio Militar. Era o soldado nº 2494 de matrícula e nº 22 da 6ª Companhia do Regimento de Cavalaria nº 2, Lanceiros de El-Rei A 19/09/1896 era 1º Sargento graduado, cadete, no Regimento de Cavalaria nº 2, Lanceiros de El-Rei 05/11/1898 - Alferes 01/12/1903 - Tenente 29/06/1911 - Capitão 25/06/1917 - Major 12/01/1928 - Coronel 27/09/1929 - Passou à reserva
    • Carreira Política: Deputado do Partido Regenerador pelo círculo de Santarém na Legislatura de 1902-1904 (eleito em 1901) Deputado às Cortes pelos círculos da Golegã, Castelo Branco, Lisboa Ocidental e Leiria (no tempo da Monarquia). João Chagas, o conhecido escritor e político republicano, publicou em "As minhas razões" (1906) uma pequena crónica na qual, a propósito de uma das eleições disputadas pelo então Tenente António Belard da Fonseca, satiriza o sistema eleitoral dos últimos tempos da Monarquia, e que pode ser lida aqui (em formato PDF):
      João Chagas, "As minhas razões", Lisboa, 1906, pgs. 353-357
    • Profissão: Chefe de gabinete do ministro dos Negócios da Fazenda do último governo da Monarquia, Dr. Anselmo de Andrade (que, por acaso, era seu tio, por ser casado com D. Henriqueta Gomes da Fonseca Andrade, irmã do seu pai o General António Joaquim Gomes da Fonseca)
    • Profissão: Engenheiro inspector superior do Ministério das Obras Públicas e Comunicações, engenheiro inspector dos serviços hidráulicos, vogal do Conselho Superior de Obras Públicas, director da Companhia da Ilha do Príncipe
    • Condecorações: Comendador da Ordem de Cristo Comendador da Ordem de Benemerência (06/09/1930) Comendador da Ordem do Mérito Oficial da Ordem de S. Tiago da Espada (25/06/1904) Grande oficial da Ordem de Aviz (25/10/1930) Cruz Vermelha de Benemerência da Cruz Vermelha Portuguesa (02/01/1936) Medalha militar de cobre da classe de comportamento exemplar (12/09/1896, Diário do Governo nº 211, de 19/09/1896)
    • Ex-Libris:
      Ex-libris do Coronel António Belard da Fonseca (1874-1956), 2º Visconde de Santa Margarida
      In Sérgio Avelar Duarte, "Ex-Libris Portugueses Heráldicos", Porto, Civilização, 1990
      Leitura heráldica: Escudo duplo - I, de Velarde (Espanha), alterado com as armas de Fonseca no 4º do esquartelado;
      II, partido: 1, de Vasconcelos; 2, cortado de Silva e Fonseca. Sobre os dois escudos, coronel de Visconde

    • Habilitações Académicas: 20/10/1885; Candidato a aluno porcionista [um aluno que pagava os seus próprios estudos ou parte deles] no Real Colégio Militar da Luz (Diário do Governo nº 236, de 20/10/1885)
    • Habilitações Académicas: 04/09/1886; Candidato a aluno pensionista do Real Colégio Militar da Luz (Diário do Governo nº 200, de 04/09/1886)
    • Habilitações Académicas: 1892; Concluiu o curso do Real Colégio Militar
    • Habilitações Académicas: 1901; Engenheiro Civil e de Minas
    • Nota: 08/09/1904, Igreja de Santa Maria, Beja; Foi o padrinho de casamento do seu irmão Tenente Francisco de Assis Belard da Fonseca
    • Profissão: ent. 30/06/1910 0e 05/10/1910; Governador Civil de Santarém (o último do período da Monarquia) - Nomeação no Diário do Governo nº 142, de 02/07/1910
    • Títulos de Nobreza e Mercês: 01/03/1924; Foi o 2º Visconde de Santa Margarida, por Mercê de D. Manuel II (no exílio) de 01/03/1924 e Alvará do Conselho de Nobreza de 20/01/1948 - Processo nº 145. Registado no Lº I, sob o nº 117, a fls. 17 Verbete sobre os Viscondes de Santa Margarida in "Nobreza de Portugal", Ed. Enciclopédia, Lisboa, 1960-1961, vol. III, pgs. 296-297
    • Cartões de Visita: 1945;
      Cartão de Visita de Boas-Festas do 2º Visconde de Santa Margarida
      para o sobrinho Dr. António Joaquim de Menezes Belard da Fonseca

    António casou com D. Emília Palyart Saldanha de Vasconcelos e Mascarenhas Pedroso em 28/09/1898 (Católico) em Ermida de Nossa Senhora das Dores, Chamusca, Santarém. Emília nasceu em 24/03/1876 em Chamusca, Santarém; faleceu em 29/09/1958 em Chamusca, Santarém. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 53. Eng. José de Mascarenhas Pedroso Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 02/08/1899 em Chamusca, Santarém; faleceu em 04/07/1969 em Lisboa.
    2. 54. D. Maria Henriqueta de Mascarenhas Pedroso Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 16/06/1903 em Chamusca, Santarém; faleceu em 17/11/1983.

  11. 25.  Fernando Belard da FonsecaFernando Belard da Fonseca Gráfico de Descendência até este ponto (6.Margarida3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 27/01/1876 em Ilha de São Tomé (Graça); faleceu em 05/12/1938 em Lisboa.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Carreira Militar: 16/01/1897 - Alistou-se como voluntário no 1º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 17, em Beja 06/05/1897 - Promovido a 1º Cabo 06/10/1897 - Promovido a 2º Sargento 16/10/1897 - Licença ilimitada para estudos no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa 21/02/1898 - Pronto para o serviço 26/07/1898 - Passou à reserva
    • Profissão: Proprietário
    • Condecorações: Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa Comendador de "L'Ordre Princier des Chevaliers de Saint-Léon" (1898-1901) Cavaleiro da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém
    • Títulos de Nobreza e Mercês: Fidalgo cavaleiro da Casa Real, por alvará de 16/08/1904 (Registo Geral de Mercês de D. Carlos I, liv. 20, fl.98)
    • Informações Diversas: Tinha a paixão dos automóveis e dedicou-se durante algum tempo a provas desportivas, que na época tinham lugar no Velódromo do Campo Grande. Velódromo do Campo Grande, 15/04/1906 Fernando Belard da Fonseca batendo o 'record' de velocidade no Velódromo do Campo Grande.
      In "Illustração Portugueza", 2ª série, 1906, 1º semestre, Nº 9, pg. 288 Esta tentativa de "record" tinha sido anunciada na imprensa... Anúncio de jornal de Abril de 1906 ... mas o "record" pouco durou, caindo alguns dias depois perante um automóvel mais potente e uma gasolina mais "forte e volátil"! Anúncio de jornal, 1906

    Notas:

    Profissão:
    Tenho uma informação, não confirmada, de ter sido sócio de uma Fábrica de Lacticínios em Vale de Cambra

    Condecorações:
    A informação sobre a atribuição do grau de Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa vem no "Anuário da Nobreza de Portugal", vol. III, Tomo II, pg. 284, e nas "Genealogias de São Tomé e Príncipe - Subsídios" do Dr. Jorge Forjaz, pg. 185; mas não consegui confirmar essa atribuição na listagem exaustiva incluída no livro do Dr. Francisco de Assis de Menezes Belard da Fonseca, "A Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa", Lisboa, Fundação da Casa de Bragança, 1955. É estranho, porque a ser verdadeira esta condecoração não devia faltar no livro, para mais escrito por um sobrinho do suposto agraciado.
    A única explicação que me ocorre é ter-se tratado de uma condecoração atribuída por D. Manuel II no exílio, as quais não constam do livro citado, que só abrange o período até à queda da Monarquia em 1910

    Quanto ao "Ordre Princier des Chevaliers de Saint-Léon", referido nas mesmas duas fontes, nem vou fazer comentários: mostro as duas páginas apropriadas do artigo "Ephemeral Decorations", de Harold E. Gillingham, publicada em "Numismatic Notes and Monographs No. 66", American Numismatic Society, 1935 — e deixo que cada um tire as suas conclusões...






    Títulos de Nobreza e Mercês:
    Ver o Alvará mais abaixo, em "Documentos"

    Fernando casou com D. Josefa Muller Belard em 23/07/1902 (Católico) em Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, Lisboa. Josefa (filha de D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard) e D. Amélia Muller) nasceu em 26/07/1877 em Lisboa (São José); faleceu em 23/04/1939 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira). [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  12. 26.  Tenente Francisco de Assis Belard da FonsecaTenente Francisco de Assis Belard da Fonseca Gráfico de Descendência até este ponto (6.Margarida3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 25/02/1879 em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Ilha do Príncipe; foi baptizado em em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Santo António, Ilha do Príncipe; faleceu em 12/03/1916 em Rua Fernão Lopes, nº 8, 2º andar, Lisboa (São Sebastião da Pedreira); foi sepultado em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Carreira Militar: 15/10/1898 - Assentou praça como voluntário no Regimento de Infantaria nº 17, 1º Batalhão, em Beja, com 19 anos de idade 25/10/1898 - Licença registada para estudos na Escola Politécnica de Lisboa (requisitos para entrar na Escola do Exército) 28/07/1899 - Pronto para o serviço no Regimento de Infantaria 17 02/10/1899 - Licença especial para estudos na Escola Politécnica de Lisboa 21/07/1900 - Pronto para o serviço no Regimento de Infantaria 17 01/10/1900 - Licença especial para estudos na Escola Politécnica de Lisboa 25/07/1901 - Pronto para o serviço no Regimento de Infantaria 17 13/10/1901 - Pronto da instrução de recruta 26/10/1901 - Passou à Companhia de Alunos da Escola do Exército. Declarado 1º Sargento graduado aluno 14/11/1901 - Graduado em 1º Sargento cadete (Diário do Governo nº 257, de 14/11/1901) 30/10/1903 - 1º Sargento cadete (Diário do Governo nº 244, de 30/10/1903), nº 207/661 da Companhia de Alunos da Escola do Exército 26/10/1904 - Concluiu o Curso de Infantaria da Escola do Exército 01/11/1904 - Aspirante a oficial. Passou ao Regimento de Infantaria 17 15/11/1905 - Alferes. Passou ao Regimento de Infantaria 13, Vila Real 02/12/1905 - Passou ao Regimento de Infantaria 17, Beja Passou ao Regimento de Infantaria 21 27/07/1908 - Regressou ao Regimento de Infantaria 17, Beja (Diário do Governo nº 171, de 03/08/1908) 01/12/1909 - Tenente (Diário do Governo nº 282, de 13/12/1909) 11/12/1909 - Passou ao Estado Maior de Infantaria e foi na mesma data nomeado ajudante-de-campo do comandante da 8ª Brigada de Infantaria (Diário do Governo nº 287, de 18/12/1909) 26/10/1910 - Pediu a exoneração de ajudante-de-campo na sequência da revolução republicana de 5 de Outubro, por ser monárquico, e na mesma data regressou a seu pedido ao Regimento de Infantaria 17, de Beja (Diário do Governo nº 27, de 05/11/1910) 28/12/1910 - Passou à situação de licença ilimitada pela mesma razão 20/05/1915 - Pediu a demissão de oficial do Exército
    • Informações Diversas: Coleccionador de Armas Antigas
      (Clique para ampliar) 12/07/1914 - Lista das armas antigas e gentílicas da colecção do Tenente Francisco de Assis Belard da Fonseca
      Ainda conheci e fotografei cerca de metade desta colecção, no escritório do meu avô Dr. António Joaquim de Menezes Belard da Fonseca, na sua casa da Rua do Touro, 17, em Beja. Embora a ampliação destes pormenores das fotografias não tenha nem boa definição nem qualidade, fica aqui o registo da colecção.





      A parte da colecção de armas antigas do Tenente Francisco de Assis Belard da Fonseca que ficou para o seu filho António,
      no escritório deste último, meu avô, em Dezembro de 1980
    • Condecorações: 10/03/1903; Medalha Militar de Comportamento Exemplar, grau cobre (correspondente a seis anos de serviço militar efectivo sem nunca ter sofrido qualquer punição criminal ou disciplinar) - Diário do Governo nº 54, de 10/03/1903
    • Profissão: 1909, Beja; É referido como Professor no "Lyceo" de Beja em 1909
    • Profissão: 1911, Monte do Charo, Beja; Agricultor

    Notas:

    Foi baptizado:
    Foi seu padrinho o seu primo D. Francisco de Assis Diego José Maria del Rosário Mantero y Velarde

    Profissão:
    Em 1911, na situação de licença ilimitada do Exército e quando já decidira abandonar a carreira militar por divergências políticas com o regime republicano, empreendeu dedicar-se à agricultura no "Monte do Charo", uma pequena propriedade próxima de Beja que tinha comprado a 21/05/1908. A sua morte cinco anos depois, quando contava apenas 37 anos de idade, não lhe permitiu resultados nesta área.


    Monte do Charo, Dezembro de 2005


    Faleceu:
    Segundo o Registo de Óbito morreu de "dilatação aguda do coração", certamente um enfarte

    Francisco casou com D. Mariana Palmira da Costa Menezes em 08/09/1904 (Católico) em Igreja de Santa Maria, Beja. Mariana (filha de Conselheiro Dr. Francisco Xavier de Menezes e D. Ana Isabel da Costa Franco) nasceu em 20/09/1880 em Beja; faleceu em 19/06/1955 em Beja; foi sepultada em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 55. Dr. Francisco de Assis de Menezes Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 24/12/1905 em Beja (São João Baptista); foi baptizado em 25/02/1906 em Igreja Paroquial de São João Baptista, Beja; faleceu em 10/10/1978 em Cascais.
    2. 56. Dr. António Joaquim de Menezes Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 30/05/1907 em Rua do Cativo, 7, Beja; foi baptizado em 20/09/1907 em Igreja Paroquial de São João Baptista, Beja; faleceu em 02/03/1984 em Hospital José Joaquim Fernandes, Beja; foi sepultado em 03/03/1984 em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.
    3. 57. Dr. Fernando Xavier de Menezes Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 06/08/1908 em Beja (São João Baptista); faleceu em 13/05/1979 em Lisboa.
    4. 58. D. Maria Margarida Mariana de Menezes Belard da Fonseca  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 25/09/1912 em Beja; faleceu em 20/07/1996 em Beja (Salvador).

  13. 27.  Francisco de Assis Muller Belard Gráfico de Descendência até este ponto (7.Francisco3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 1874; faleceu em 22/08/1874 em Lisboa (Santa Isabel).

  14. 28.  D. Mariana Muller BelardD. Mariana Muller Belard Gráfico de Descendência até este ponto (7.Francisco3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 02/04/1875 em São Tomé (Madalena); faleceu em 31/12/1917 em Caminha, Viana do Castelo.

    Notas:

    Faleceu:
    A fonte desta informação, sob o nome Mariana Belard de Araújo Ramos, é o Family Search, sem mais indicações a não ser que o nascimento foi em São Tomé e Principe. Dificilmente não se tratará da mesma pessoa

    Família/Cônjuge: Capitão Januário de Araújo Ramos. Januário nasceu em em Porto; faleceu em em Porto. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 59. Raul Belard de Araújo Ramos  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu cerca/de/1895; faleceu em 29/03/1895; foi sepultado em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.
    2. 60. D. Adelaide Belard de Araújo Ramos  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu cerca/de/1896 em Lisboa.
    3. 61. D. Helena Belard de Araújo Ramos  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu cerca/de/1897 em Lisboa; faleceu em em São João do Estoril.
    4. 62. D. Raquel Belard de Araújo Ramos  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 04/04/1898 em Lisboa; faleceu em 1935 em Carvalhos.
    5. 63. D. Fernanda Belard de Araújo Ramos  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 22/04/1900 em Lisboa; faleceu em 10/06/1998 em Porto.
    6. 64. D. Maria Alda Belard de Araújo Ramos  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 27/10/1911 em Moledo, Viana do Castelo; faleceu em 20/06/1977 em Lisboa.
    7. 65. D. Gabriela Belard de Araújo Ramos  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em em Moledo, Viana do Castelo; faleceu em em Casa de Saúde da Idanha.

  15. 29.  Francisco Muller Belard Gráfico de Descendência até este ponto (7.Francisco3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 17/03/1876 em São Tomé (Madalena); faleceu em Morreu/criança.

  16. 30.  Dr. Inácio Belard Muller Gráfico de Descendência até este ponto (7.Francisco3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 01/03/1877 em Lisboa (Carnide); faleceu em 03/01/1916 em Lisboa (São José).

    Outros Eventos e Atributos:

    • Profissão: Professor universitário de Matemática

    Inácio casou com Maria Beatriz de Matos Moura em 03/03/1898 em Lisboa (Anjos). Maria nasceu em 1882 em Tortosendo, Covilhã; faleceu em em Lisboa. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 66. Gabriel de Moura Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 29/01/1899 em Lisboa; faleceu em 18/01/1965 em Quelimane, Moçambique; foi sepultado em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.
    2. 67. D. Maria Gabriela da Madre de Deus de Moura Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 07/09/1900 em Lisboa; faleceu em 23/03/1997 em Murtal; foi sepultada em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.
    3. 68. D. Valentina de Moura Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu cerca/de/1901; faleceu em 16/02/1916; foi sepultada em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.
    4. 69. D. Margarida Leonarda de Moura Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu cerca/de/1902; faleceu em 28/10/1903; foi sepultada em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.
    5. 70. D. Beatriz Leonor de Moura Belard  Gráfico de Descendência até este ponto faleceu em 22/09/1908; foi sepultada em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

  17. 31.  Francisco de Assis Bellard, IIIFrancisco de Assis Bellard, III Gráfico de Descendência até este ponto (7.Francisco3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 08/07/1891 em Rua Castilho, nº 9, 4º Dto., Lisboa; foi baptizado em 16/01/1892 em Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus, Lisboa; faleceu em em Belém, Pará, Brasil.

    Notas:

    Este filho de
    Paquito Belard
    e todos os seus descendentes brasileiros eram até há pouco (2021) completamente desconhecidos em Portugal, e não constam do livro do Dr. Jorge Forjaz, "Genealogias de São Tomé e Príncipe - Subsídios".

    Optei por deixar o apelido como Bellard, com dois "LL", porque era assim que Francisco de Assis Belard III assinava o seu nome. O apelido dos seus descendentes foi sempre registado com esta grafia.

    Foi baptizado:
    Esta igreja ficava em frente do Convento de Santa Marta, hoje Hospital de Santa Marta. Fora construída em 1790 e restaurada entre 1877 e 1880. Foi demolida na década de 1960.

    Francisco casou com D. Rosália Cardoso Fernandes em 29/01/1910 (Católico) em Igreja de Nossa Senhora da Assunção e Ressurreição de Cristo, Cascais. Rosália nasceu cerca/de/1890 em Manaus (Nossa Senhora dos Remédios), Brasil; faleceu em 24/05/1954 em Rio de Janeiro, Brasil; foi sepultada em Cemitério São João Baptista, Rio de Janeiro, Brasil. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 71. Reinaldo Fernandes Bellard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 23/05/1911 em Lisboa.
    2. 72. Rosina Bellard Fernandes  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 24/09/1913 em Manaus, Brasil; faleceu em 05/2003.
    3. 73. Rosália Fernandes Bellard  Gráfico de Descendência até este ponto

  18. 32.  D. Margarida Belard Gráfico de Descendência até este ponto (7.Francisco3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 07/11/1892 em Lisboa (Santa Isabel); foi baptizada em 28/12/1892 em Igreja de Santa Isabel, Lisboa; faleceu em 14/06/1895 em Lisboa; foi sepultada em Jazigo Belard, nº 3865 - Cemitério dos Prazeres, Lisboa (Estrela), Portugal.

    Notas:

    Foi baptizado:
    Foram padrinhos os seus tios paternos, o General António Joaquim Gomes da Fonseca e D. Margarida de Assis Belard da Fonseca

    Faleceu:
    Suspeito que esta D. Margarida tenha morrido criança, porque não encontro referências a ela em lado nenhum.
    Na secretaria do Cemitério dos Prazeres encontra-se referida uma Margarida Belard sepultada no Jazigo da Família Belard em 1895; quase de certeza é esta filha póstuma de Paquito Belard


  19. 33.  Francisco de Assis da Gama Lobo BelardFrancisco de Assis da Gama Lobo Belard Gráfico de Descendência até este ponto (10.João3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 07/07/1899 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em em Porto (Vitória).

    Outros Eventos e Atributos:

    • Profissão: Guarda-livros

    Francisco casou com D. Raquel Belard de Araújo Ramos cerca/de/1924 em Lisboa. Raquel (filha de Capitão Januário de Araújo Ramos e D. Mariana Muller Belard) nasceu em 04/04/1898 em Lisboa; faleceu em 1935 em Carvalhos. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 74. D. Maria Sofia de Araújo Ramos Belard  Gráfico de Descendência até este ponto
    2. 75. Fernando de Araújo Ramos Lobo Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 1926 em Lisboa; faleceu em 1938 em Porto (Paranhos).
    3. 76. Jorge Manuel de Araújo Ramos Lobo Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu cerca/de/1928? em Lisboa; faleceu em 20/12/1928 em Lisboa.
    4. 77. João Luís de Araújo Ramos Belard  Gráfico de Descendência até este ponto

  20. 34.  D. Maria Amélia da Gama Lobo Belard Gráfico de Descendência até este ponto (10.João3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em em Lisboa; faleceu em 31/10/1904 em Lisboa.

  21. 35.  Jaime da Gama Lobo Belard Gráfico de Descendência até este ponto (10.João3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em em Lisboa; faleceu em 08/05/1935 em Macau.

    Jaime casou com D. Violeta Teresa Botelho da Cunha em Macau. Violeta nasceu em 05/10/1903 em Macau (Sé); foi baptizada em 17/02/1908; faleceu em em Lisboa (Benfica). [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 78. João da Cunha Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 1924 em Macau; faleceu em em Lisboa.
    2. 79. Eduardo da Cunha Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 1928 em Lisboa; faleceu em em Alemanha.
    3. 80. D. Maria Teresa da Cunha Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 1930 em Macau; faleceu em 1945 em Hong Kong.

  22. 36.  Fernando da Gama Lobo Belard Gráfico de Descendência até este ponto (10.João3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em em Lisboa; faleceu cerca/de/1936 em Espanha.

    Notas:

    Faleceu:
    Morto em combate na Guerra Civil de Espanha (1936-1939), alistado nas tropas nacionalistas


  23. 37.  Armando da Gama Lobo BelardArmando da Gama Lobo Belard Gráfico de Descendência até este ponto (10.João3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 22/06/1906 em Lisboa (São José); faleceu em 21/11/1971 em Lisboa.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Profissão: Funcionário da Companhia de Moçambique

    Notas:

    Faleceu:
    Morreu num acidente de viação em Lisboa

    Armando casou com D. Maria de Lourdes Belard da Cunha e Menezes em 03/07/1926 em Lisboa (São Mamede). Maria (filha de D. José Manuel da Cunha e Menezes Jr. e D. Joaquina Muller Belard) nasceu em 05/10/1906 em Lisboa (São Mamede); faleceu em 23/06/1982 em Porto (Vitória). [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  24. 38.  D. Maria Madalena da Gama Lobo Belard Gráfico de Descendência até este ponto (10.João3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em em Lisboa; faleceu em 18/03/1949 em Porto (Bonfim).

  25. 39.  D. Amélia de Vasconcelos Belard Gráfico de Descendência até este ponto (13.António3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 09/09/1903 em Quinta do Pisa Pimenta (Charneca do Lumiar), Lisboa; faleceu em 16/05/1967 em Lisboa (São Sebastião da Pedreira).

    Amélia casou com Henrique Vasques Kopke Correia Pinto em 13/02/1923 em Lisboa (Charneca do Lumiar). Henrique nasceu em 1900 em Lisboa (Alcântara); faleceu em 04/01/1961 em Lisboa (São Sebastião da Pedreira). [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 81. D. Maria Amélia de Vasconcelos Belard Kopke  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 09/01/1924 em Lisboa (São Mamede); faleceu em 25/12/1939.
    2. 82. D. Maria Teresa de Vasconcelos Belard Kopke  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 18/03/1925 em Lisboa (Santa Isabel); faleceu em 28/01/1991 em Lisboa (São Sebastião da Pedreira).
    3. 83. Dr. Aires José de Vasconcelos Belard Kopke  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 10/06/1926 em Lisboa; faleceu em 04/10/1960 em Lisboa.
    4. 84. António de Vasconcelos Belard Kopke  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 20/11/1927 em Lisboa (São Sebastião da Pedreira); faleceu em 31/12/1969 em Lisboa (S. Sebastião da Pedreira).
    5. 85. D. Maria do Céu de Vasconcelos Belard Kopke  Gráfico de Descendência até este ponto

  26. 40.  Fernando de Vasconcelos Belard Gráfico de Descendência até este ponto (13.António3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 28/01/1905 em Lisboa; faleceu em 18/05/1978 em Lisboa (São Mamede).

    Outros Eventos e Atributos:

    • Profissão: Administrador do Banco Borges e Irmão

    Fernando casou com D. Alda Vasques Kopke Correia Pinto em 17/12/1929 em Lisboa (São Sebastião da Pedreira). Alda nasceu em em Lisboa; faleceu em 23/04/1996 em Lisboa. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 86. Manuel Fernando Kopke Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 24/09/1932 em Lisboa; faleceu em 15/05/1950 em Davos, Suíça.

  27. 41.  Júlio César de Vasconcelos BelardJúlio César de Vasconcelos Belard Gráfico de Descendência até este ponto (13.António3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 21/03/1908 em Lisboa (Benfica); faleceu em 01/01/1970 em Lisboa (Lumiar).

    Outros Eventos e Atributos:

    • Profissão: Guarda-livros da firma Mendes Valadas Lda., em Luanda; sócio-gerente da Mampeza Lda., no Lobito; comerciante em Vila Nova, Nova Lisboa; e sócio fundador da Associação dos Empregados do Comércio, em Luanda

    Júlio casou com D. Alda Valente Ferrão cerca/de/1931 em Lisboa (São Sebastião da Pedreira). Alda nasceu em 30/06/1909 em Lisboa (São Sebastião da Pedreira); faleceu em 05/09/1986 em São Paulo, Brasil. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 87. D. Teresa de Jesus Ferrão de Vasconcelos Belard  Gráfico de Descendência até este ponto
    2. 88. D. Maria da Graça Ferrão de Vasconcelos Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 02/06/1938 em Lisboa (São Mamede); faleceu em 10/05/1951 em Vila Nova, Nova Lisboa, Angola.
    3. 89. António Manuel Ferrão de Vasconcelos Belard  Gráfico de Descendência até este ponto
    4. 90. D. Júlia Maria Ferrão de Vasconcelos Belard  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 03/05/1951 em Vila Nova, Nova Lisboa, Angola; faleceu em em Sá da Bandeira, Angola.

  28. 42.  D. Maria Madalena Belard da Cunha e Menezes Gráfico de Descendência até este ponto (14.Joaquina3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 23/02/1903 em Lisboa (Alcântara); faleceu em 1961 em Parede.

    Maria casou com Armando Homem de Figueiredo em 11/05/1925. Armando nasceu em 16/07/1904 em Lisboa (Anjos). [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos:
    1. 91. António Manuel da Cunha e Menezes Figueiredo  Gráfico de Descendência até este ponto nasceu em 05/02/1926 em Lisboa (São Mamede); faleceu em em Inglaterra.

  29. 43.  D. Maria de Lourdes Belard da Cunha e Menezes Gráfico de Descendência até este ponto (14.Joaquina3, 3.Francisco2, 1.Margarita1) nasceu em 05/10/1906 em Lisboa (São Mamede); faleceu em 23/06/1982 em Porto (Vitória).

    Maria casou com Armando da Gama Lobo Belard em 03/07/1926 em Lisboa (São Mamede). Armando (filho de João Muller Belard e D. Sofia Heitor de Eça Figueiró da Gama Lobo) nasceu em 22/06/1906 em Lisboa (São José); faleceu em 21/11/1971 em Lisboa. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]





Links Rápidos

Contactar Connosco

Mensagem do webmaster

Se tiver alguma dúvida ou questão em relação a este site, por favor envie-me um e-mail. Procurei sempre documentar todas as informações apresentadas.