• Nome Próprio:   
  • Apelido:   

Os Belard

Genealogia e história de uma família em Belard.pt

Informações privadas

Informações privadas



Gerações:      Padrão    |    Vertical    |    Compacta    |    Caixa    |    Textual    |    Árvore de Costado (Ahnentafel)    |    Diagrama em Leque    |    Media    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  Informações privadas

    Informações privadas casou com Informações privadas [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Informações privadas casou com Informações privadas [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


Geração: 2

  1. 2.  Eng. Jaime Augusto Esteves de BastosEng. Jaime Augusto Esteves de Bastos nasceu em 08/07/1924 em Freguesia da Vera Cruz, Aveiro (filho de Leodegário Augusto de Bastos e D. Conceição Ferreira Esteves); faleceu em 07/01/1974 em Rua de Santa Apolónia, 65, Santa Engrácia, Lisboa; foi sepultado em Beja.

    Jaime casou com Dra. Maria Margarida Garrido Belard da Fonseca em 02/02/1957 (Católico) em Sé Catedral de Beja. Maria (filha de Dr. António Joaquim de Menezes Belard da Fonseca e D. Luciana de Jesus Lopes de Mello Garrido) nasceu em 28/02/1938 em Rua do Touro, 17, Beja; faleceu em 12/06/2000 em Hospital de Santo António dos Capuchos, Lisboa; foi sepultada em 13/06/2000 em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 3.  Dra. Maria Margarida Garrido Belard da FonsecaDra. Maria Margarida Garrido Belard da Fonseca nasceu em 28/02/1938 em Rua do Touro, 17, Beja (filha de Dr. António Joaquim de Menezes Belard da Fonseca e D. Luciana de Jesus Lopes de Mello Garrido); faleceu em 12/06/2000 em Hospital de Santo António dos Capuchos, Lisboa; foi sepultada em 13/06/2000 em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.
    Filhos:
    1. 1. Informações privadas


Geração: 3

  1. 4.  Leodegário Augusto de BastosLeodegário Augusto de Bastos nasceu em 27/05/1895 em Freguesia da Vera Cruz, Aveiro; foi baptizado em 10/07/1895 em Igreja Paroquial da Vera Cruz, Aveiro (filho de Maria José de Matos); faleceu em 09/10/1974 em Hospital Sobral Cid, Castelo Viegas, Coimbra; foi sepultado em 10/1974 em Aveiro, talhão dos Bombeiros Voluntários do Cemitério Municipal.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Profissão: Foi funcionário da CP toda a vida, até se reformar. Foi também Bombeiro Voluntário; creio que terá chegado a ser comandante
    • Morada: Morou pelo menos em Évora, no Barreiro e em Aveiro

    Notas:

    Foi baptizado:
    Padrinhos: João Maria de Matos e Maria Albina, tios maternos

    Nome:
    A mãe era viúva quando ele nasceu, de pai incógnito, pelo que foi registado como filho ilegítimo

    Faleceu:
    O que julgo saber sobre a morte do meu avô paterno é que ele foi atropelado em Aveiro, onde morava (provavelmente perto de casa, que ficava na Rua D. Jorge de Lencastre, creio que no nº 72) e que terá falecido no hospital. Como em averbamento ao Assento de Baptismo consta que faleceu na freguesia de Castelo Viegas, Coimbra, onde o único hospital existente é o Hospital Psiquiátrico Sobral Cid, a explicação que me parece lógica é que ele tenha sido transportado para lá depois do acidente, provavelmente por ter ficado afectado mentalmente (lembro-me de ouvir dizer que teria batido com o cabeça num passeio), tendo morrido poucos dias depois em consequência do traumatismo.

    Leodegário casou com D. Conceição Ferreira Esteves em 27/04/1923 (Civil) em Conservatória do Registo Civil de Aveiro. Conceição (filha de Informações privadas e Belmira de Jesus da Maia Romão) nasceu em 24/02/1895 em Freguesia da Glória, Aveiro; foi baptizada em 17/03/1895 em Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória, Aveiro; faleceu em 17/08/1978 em Lar da Cruz Vermelha, Beja; foi sepultada em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 5.  D. Conceição Ferreira EstevesD. Conceição Ferreira Esteves nasceu em 24/02/1895 em Freguesia da Glória, Aveiro; foi baptizada em 17/03/1895 em Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória, Aveiro (filha de Informações privadas e Belmira de Jesus da Maia Romão); faleceu em 17/08/1978 em Lar da Cruz Vermelha, Beja; foi sepultada em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.

    Notas:

    Foi baptizado:
    Padrinhos: Luís Francisco Sérgio, alfaiate, e Maria da Conceição, solteira. Não assinaram por não saberem escrever

    Notas:

    Casamento:
    Testemunhas, que não quiseram ser padrinhos:
    António da Silva Melo, solteiro, maior, alfaiate, irmão da noiva
    Dr. Jaime Duarte Silva, casado, advogado

    Filhos:
    1. 2. Eng. Jaime Augusto Esteves de Bastos nasceu em 08/07/1924 em Freguesia da Vera Cruz, Aveiro; faleceu em 07/01/1974 em Rua de Santa Apolónia, 65, Santa Engrácia, Lisboa; foi sepultado em Beja.

  3. 6.  Dr. António Joaquim de Menezes Belard da FonsecaDr. António Joaquim de Menezes Belard da Fonseca nasceu em 30/05/1907 em Rua do Cativo, 7, Beja; foi baptizado em 20/09/1907 em Igreja Paroquial de São João Baptista, Beja (filho de Tenente Francisco de Assis Belard da Fonseca e D. Mariana Palmira da Costa Menezes); faleceu em 02/03/1984 em Hospital José Joaquim Fernandes, Beja; foi sepultado em 03/03/1984 em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Habilitações Académicas: Licenciado em Direito (U.L.)
    • Profissão: Advogado e Investigador de História e História da Arte. Foi Presidente da Câmara Municipal de Beja (1945-1950) e Presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Beja
    • Ex-Libris:

      Ex-libris do Dr. António Joaquim de Menezes Belard da Fonseca (1907-1984)
      Desenho do grande heraldista João Carlos Celestino Gomes (1899-1960)
      Colecção Luís Belard da Fonseca
      Leitura heráldica: Escudo partido: I, as armas de mercê nova da viscondessa de Santa Margarida;
      II, terciado em pala: 1, Cieza (Espanha); 2, Castañeda (Espanha); 3, Velarde (Espanha)

    • Obras Publicadas: - O Mistério dos Painéis:
      I volume - "O Cardeal D. Jaime de Portugal" - Lisboa, 1957
      II volume - "O 'Judeu', o seu livro e a crítica" - Lisboa, 1958
      III volume - "As Personagens e a Armaria" - Lisboa, 1959
      IV volume - "Os Pintores" - Lisboa, 1963
      V volume - "Os Príncipes - Últimas Páginas" - Lisboa, 1967

      - D. Henrique? D. Duarte? D. Pedro? - Lisboa, 1960


      - Mariana Alcoforado - A Freira de Beja e as "Lettres Portugaises" - Lisboa, 1966


      - D. Sebastião - Antes e Depois de Alcácer-Quibir:
      I volume - Lisboa, 1978
      II volume - Lisboa, 1979 Todas as capas do livros do Dr. António Belard da Fonseca, à excepção da "Mariana Alcoforado", foram concebidas e desenhadas por ele.
    • Obra Artística: Tinha também uma veia artística, sendo particularmente de notar as caricaturas que fez de pessoas do seu tempo (e das quais, infelizmente, apenas possuo a que apresento a seguir):
      Do seu talento de desenhador posso exibir um retrato que fez da filha Maria Margarida quando esta tinha cinco anos:
    • Dados Biográficos: Para além da sua brilhante carreira de advogado, que o tornou digno da admiração e do respeito de todos os que com ele privaram, dedicou muito do seu tempo e inteligência à cidade que o viu nascer e onde sempre viveu, exercendo numerosos cargos públicos, dos quais podemos salientar: - Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Beja (1940-41); - Provedor da Misericórdia de Beja (1945); - Sócio fundador e Vice-Presidente do Centro de Estudos do Baixo Alentejo (1945); - Presidente da Câmara Municipal de Beja (1945-50), sendo de notar que durante a sua permanência à frente da Câmara de Beja se verificou um notável impulso nas obras públicas, com a construção de edifícios importantes para a cidade, como, por exemplo, o Palácio de Justiça, a Repartição de Finanças e o próprio edifício da Câmara Municipal, já que o anterior fora destruído por um incêndio em 1947, para além do grande impulso às obras de desobstrução das muralhas do Castelo e de muitos outros melhoramentos feitos à cidade e a todo o Concelho; - Director do Museu Regional Rainha D. Leonor (1964-82). Proferiu inúmeras palestras sobre assuntos de investigação, e manteve semanalmente na RTP, durante cerca de um ano, em 1973, um programa cultural intitulado "Esfinge". Quando faleceu, em 2 de Março de 1984, mantinha-se em plena actividade profissional e cultural, deixando diversos projectos de novas obras. A "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira" tem dois verbetes sobre o Dr. António Joaquim de Menezes Belard da Fonseca, que se reproduzem aqui:
      "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", vol. 38 (Apêndice), pgs. 910-911 (c. 1960)
      É notável como se conseguem concentrar tantas "gralhas" em tão pouco texto "Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira", vol. 2 da Actualização, pg. 177 (1982) Existe em Beja, a sua cidade natal, uma rua com o seu nome:

    • Nota: Tinha uma interessante e representativa colecção de moedas de Portugal. A sua biblioteca era vasta e especializada, particularmente nas áreas da História e História da Arte.
    • Morada: 1935-1984, Beja; Morou em Beja na Rua do Touro, 17, e teve escritório na Rua dos Infantes, 26, sendo de notar que se tratava de uma única casa que tinha portas para estas duas ruas paralelas do centro histórico de Beja.

    Notas:

    Foi baptizado:
    Foram padrinhos o seu irmão Francisco de Assis de Menezes Belard da Fonseca, apenas com 20 meses de idade, e D. Ana Isabel da Costa Menezes, sua avó materna. O padre indica no termo que "assina só a madrinha por não saber escrever o padrinho", como se este fosse analfabeto... o facto de ainda nem ter 2 anos de idade é irrelevante...

    António casou com D. Luciana de Jesus Lopes de Mello Garrido em 12/10/1935 (Católico) em Beja. Luciana (filha de Jacinto Inácio de Mello Garrido, II e D. Joana de Jesus Lopes) nasceu em 14/03/1909 em Rua do Touro, 17, Beja; faleceu em 02/10/1995 em Mansão de S. José, Beja; foi sepultada em 03/10/1995 em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 7.  D. Luciana de Jesus Lopes de Mello GarridoD. Luciana de Jesus Lopes de Mello Garrido nasceu em 14/03/1909 em Rua do Touro, 17, Beja (filha de Jacinto Inácio de Mello Garrido, II e D. Joana de Jesus Lopes); faleceu em 02/10/1995 em Mansão de S. José, Beja; foi sepultada em 03/10/1995 em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.
    Filhos:
    1. Dr. António Garrido Belard da Fonseca
    2. 3. Dra. Maria Margarida Garrido Belard da Fonseca nasceu em 28/02/1938 em Rua do Touro, 17, Beja; faleceu em 12/06/2000 em Hospital de Santo António dos Capuchos, Lisboa; foi sepultada em 13/06/2000 em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.
    3. Dr. Francisco de Assis Garrido Belard da Fonseca


Geração: 4

  1. 9.  Maria José de Matos nasceu em 09/08/1866 em Rua de Sá, Vera Cruz, Aveiro; foi baptizada em 18/08/1866 em Igreja Paroquial da Vera Cruz, Aveiro.
    Filhos:
    1. 4. Leodegário Augusto de Bastos nasceu em 27/05/1895 em Freguesia da Vera Cruz, Aveiro; foi baptizado em 10/07/1895 em Igreja Paroquial da Vera Cruz, Aveiro; faleceu em 09/10/1974 em Hospital Sobral Cid, Castelo Viegas, Coimbra; foi sepultado em 10/1974 em Aveiro, talhão dos Bombeiros Voluntários do Cemitério Municipal.

  2. 10.  Informações privadas

    Informações privadas casou com Belmira de Jesus da Maia Romão [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  3. 11.  Belmira de Jesus da Maia Romão (filha de Ricardo da Maia Romão, II e Leocádia Rosa da Silva).
    Filhos:
    1. 5. D. Conceição Ferreira Esteves nasceu em 24/02/1895 em Freguesia da Glória, Aveiro; foi baptizada em 17/03/1895 em Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória, Aveiro; faleceu em 17/08/1978 em Lar da Cruz Vermelha, Beja; foi sepultada em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.

  4. 12.  Tenente Francisco de Assis Belard da FonsecaTenente Francisco de Assis Belard da Fonseca nasceu em 25/02/1879 em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Ilha do Príncipe; foi baptizado em em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Santo António, Ilha do Príncipe (filho de General António Joaquim Gomes da Fonseca e D. Margarida de Assis de Freitas Belard); faleceu em 12/03/1916 em Rua Fernão Lopes, nº 8, 2º andar, Lisboa (São Sebastião da Pedreira); foi sepultado em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.

    Outros Eventos e Atributos:

    • Carreira Militar: 15/10/1898 - Assentou praça como voluntário no Regimento de Infantaria nº 17, 1º Batalhão, em Beja, com 19 anos de idade 25/10/1898 - Licença registada para estudos na Escola Politécnica de Lisboa (requisitos para entrar na Escola do Exército) 28/07/1899 - Pronto para o serviço no Regimento de Infantaria 17 02/10/1899 - Licença especial para estudos na Escola Politécnica de Lisboa 21/07/1900 - Pronto para o serviço no Regimento de Infantaria 17 01/10/1900 - Licença especial para estudos na Escola Politécnica de Lisboa 25/07/1901 - Pronto para o serviço no Regimento de Infantaria 17 13/10/1901 - Pronto da instrução de recruta 26/10/1901 - Passou à Companhia de Alunos da Escola do Exército. Declarado 1º Sargento graduado aluno 14/11/1901 - Graduado em 1º Sargento cadete (Diário do Governo nº 257, de 14/11/1901) 30/10/1903 - 1º Sargento cadete (Diário do Governo nº 244, de 30/10/1903), nº 207/661 da Companhia de Alunos da Escola do Exército 26/10/1904 - Concluiu o Curso de Infantaria da Escola do Exército 01/11/1904 - Aspirante a oficial. Passou ao Regimento de Infantaria 17 15/11/1905 - Alferes. Passou ao Regimento de Infantaria 13, Vila Real 02/12/1905 - Passou ao Regimento de Infantaria 17, Beja Passou ao Regimento de Infantaria 21 27/07/1908 - Regressou ao Regimento de Infantaria 17, Beja (Diário do Governo nº 171, de 03/08/1908) 01/12/1909 - Tenente (Diário do Governo nº 282, de 13/12/1909) 11/12/1909 - Passou ao Estado Maior de Infantaria e foi na mesma data nomeado ajudante-de-campo do comandante da 8ª Brigada de Infantaria (Diário do Governo nº 287, de 18/12/1909) 26/10/1910 - Pediu a exoneração de ajudante-de-campo na sequência da revolução republicana de 5 de Outubro, por ser monárquico, e na mesma data regressou a seu pedido ao Regimento de Infantaria 17, de Beja (Diário do Governo nº 27, de 05/11/1910) 28/12/1910 - Passou à situação de licença ilimitada pela mesma razão 20/05/1915 - Pediu a demissão de oficial do Exército
    • Informações Diversas: Coleccionador de Armas Antigas
      (Clique para ampliar) 12/07/1914 - Lista das armas antigas e gentílicas da colecção do Tenente Francisco de Assis Belard da Fonseca
      Ainda conheci e fotografei cerca de metade desta colecção, no escritório do meu avô Dr. António Joaquim de Menezes Belard da Fonseca, na sua casa da Rua do Touro, 17, em Beja. Embora a ampliação destes pormenores das fotografias não tenha nem boa definição nem qualidade, fica aqui o registo da colecção.





      A parte da colecção de armas antigas do Tenente Francisco de Assis Belard da Fonseca que ficou para o seu filho António,
      no escritório deste último, meu avô, em Dezembro de 1980
    • Condecorações: 10/03/1903; Medalha Militar de Comportamento Exemplar, grau cobre (correspondente a seis anos de serviço militar efectivo sem nunca ter sofrido qualquer punição criminal ou disciplinar) - Diário do Governo nº 54, de 10/03/1903
    • Profissão: 1909, Beja; É referido como Professor no "Lyceo" de Beja em 1909
    • Profissão: 1911, Monte do Charo, Beja; Agricultor

    Notas:

    Foi baptizado:
    Foi seu padrinho o seu primo D. Francisco de Assis Diego José Maria del Rosário Mantero y Velarde

    Profissão:
    Em 1911, na situação de licença ilimitada do Exército e quando já decidira abandonar a carreira militar por divergências políticas com o regime republicano, empreendeu dedicar-se à agricultura no "Monte do Charo", uma pequena propriedade próxima de Beja que tinha comprado a 21/05/1908. A sua morte cinco anos depois, quando contava apenas 37 anos de idade, não lhe permitiu resultados nesta área.


    Monte do Charo, Dezembro de 2005


    Faleceu:
    Segundo o Registo de Óbito morreu de "dilatação aguda do coração", certamente um enfarte

    Francisco casou com D. Mariana Palmira da Costa Menezes em 08/09/1904 (Católico) em Igreja de Santa Maria, Beja. Mariana (filha de Conselheiro Dr. Francisco Xavier de Menezes e D. Ana Isabel da Costa Franco) nasceu em 20/09/1880 em Beja; faleceu em 19/06/1955 em Beja; foi sepultada em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  5. 13.  D. Mariana Palmira da Costa MenezesD. Mariana Palmira da Costa Menezes nasceu em 20/09/1880 em Beja (filha de Conselheiro Dr. Francisco Xavier de Menezes e D. Ana Isabel da Costa Franco); faleceu em 19/06/1955 em Beja; foi sepultada em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.

    Notas:

    Casamento:
    Padrinhos: Bernardo César de Menezes, tio materno da noiva, e o Engenheiro Militar António Belard da Fonseca, irmão do noivo, na altura "Deputado da Nação" e que veio a ser o 2º Visconde de Santa Margarida

    Filhos:
    1. Dr. Francisco de Assis de Menezes Belard da Fonseca nasceu em 24/12/1905 em Beja (São João Baptista); foi baptizado em 25/02/1906 em Igreja Paroquial de São João Baptista, Beja; faleceu em 10/10/1978 em Cascais.
    2. 6. Dr. António Joaquim de Menezes Belard da Fonseca nasceu em 30/05/1907 em Rua do Cativo, 7, Beja; foi baptizado em 20/09/1907 em Igreja Paroquial de São João Baptista, Beja; faleceu em 02/03/1984 em Hospital José Joaquim Fernandes, Beja; foi sepultado em 03/03/1984 em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.
    3. Dr. Fernando Xavier de Menezes Belard da Fonseca nasceu em 06/08/1908 em Beja (São João Baptista); faleceu em 13/05/1979 em Lisboa.
    4. D. Maria Margarida Mariana de Menezes Belard da Fonseca nasceu em 25/09/1912 em Beja; faleceu em 20/07/1996 em Beja (Salvador).

  6. 14.  Jacinto Inácio de Mello Garrido, IIJacinto Inácio de Mello Garrido, II nasceu em 25/02/1859 em Mértola; foi baptizado em 28/04/1859 em Igreja Matriz, Mértola; faleceu em 20/05/1938 em Beja; foi sepultado em Beja.

    Jacinto casou com D. Joana de Jesus Lopes em 23/01/1893 (Católico) em Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Graça, Baleizão. Joana nasceu em 28/06/1872 em Baleizão, Beja; faleceu em 17/09/1930 em Beja. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  7. 15.  D. Joana de Jesus LopesD. Joana de Jesus Lopes nasceu em 28/06/1872 em Baleizão, Beja; faleceu em 17/09/1930 em Beja.
    Filhos:
    1. 7. D. Luciana de Jesus Lopes de Mello Garrido nasceu em 14/03/1909 em Rua do Touro, 17, Beja; faleceu em 02/10/1995 em Mansão de S. José, Beja; foi sepultada em 03/10/1995 em Jazigo dos Viscondes de Santa Margarida - Cemitério de Santa Clara, Beja.




Links Rápidos

Contactar Connosco

Mensagem do webmaster

Se tiver alguma dúvida ou questão em relação a este site, por favor envie-me um e-mail. Procurei sempre documentar todas as informações apresentadas.